Recife, Pernambuco - Brasil
O CEASA
O CEASA

O Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco – CEASA/PE é uma Organização Social (OS) constituída em 16/12/2003, de direito privado, sem fins lucrativos, instituída na forma da Lei Estadual nº 11.743, de 20 de janeiro de 2000, regulamentado pelo Decreto Estadual nº 23.046, de 10 de fevereiro de 2001, qualificada como Organização Social (OS) através do Decreto Estadual nº 26.296, de 08 de janeiro de 2004, instalada oficialmente após a reforma administrativa do Estado, no dia 1 de fevereiro de 2004, vinculada à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária/SARA, tornando-se a primeira do sistema CEASA do País a adotar o padrão de gerenciamento administrativo com a participação, interativa e participativa, dos seus permissionários. 

Sempre na vanguarda, o CEASA-PE/OS vem registrando ao longo dos anos, números expressivos em sua performance, ao ponto de atingir um crescimento anual na ordem de 9% em seu volume de produtos comercializados, assegurando dessa forma sua quarta posição no cenário nacional, logo após São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, em um universo de 72 Ceasa’s no Brasil.

ÁREA TOTAL 580.000/m²
ÁREA CONSTRUÍDA 325.000m²
GALPÕES DE COMERCIALIZAÇÃO 56
PERMISSIONÁRIOS FIXOS 1.350
PERMISSIONÁRIOS NÃO FIXOS 500
MÉDIA DE COMERCIALIZAÇÃO 90.000t/mês
VALOR COMERCIAL MÉDIO 440 milhões
MOVIMENTAÇÃO DE VEÍCULOS 14.200/dia
VEÍCULOS CARREGADOS 17.000/mês
FLUXO DE PESSOAS 70.000/dia
VAGAS DE ESTACIONAMENTO 4500
TAXA DE CRESCIMENTO ANUAL 5%
GERAÇÃO DE EMPREGOS (diretos/indiretos) 55.000
AGÊNCIAS BANCÁRIAS 03
QUANTIDADE DE RESÍDUOS 1.100t/mês
MINI SHOPPING 01
POSTOS DE COMBUSTÍVEIS (C/ GÁS NATURAL) 02
CENTRAL DA AGRICULTURA FAMILIAR 01
POSTO MÉDICO 01
SEGURANÇA OSTENSIVA 24h
CIRCUITO INTERNO DE TV 62 câmeras
BASE DO SAMU 24h
BASE DO CORPO DE BOMBEIROS 24h
POSTO DE EMISSÃO DE CARTEIRA DE IDENTIDADE 01

Resultados - Desde a sua concepção como O.S., o CEASA vem buscando modernização e aperfeiçoamento em diversas frentes. Com a reestruturação da contabilidade ao longo dos últimos dois anos e integração parcial dos sistemas informatizados, foi dado um salto de qualidade no que diz respeito à gestão, dando ênfase a investimentos em novas ferramentas de controle, que permitam maior precisão e agilidade na gestão das operações, que se diversificaram bastante ao longo desses anos. A Receita Total da Organização Social/O.S. cresceu mais de 800% desde 2004, sendo que as Receitas Operacionais passaram de 70% para 74% do total, gerando uma complexidade e abrangência considerável.

Missão

Racionalizar e otimizar os processos de Comercialização e de Abastecimento de Produtos Alimentícios e Atípicos, disponibilizando infra-estrutura, gerenciamento, apoio logístico e serviços complementares, priorizando a regularidade da oferta, o fluxo de informações no segmento da produção, a comercialização e o fortalecimento do livre comércio/regulação do mercado.

Visão

Consolidar-se como uma Instituição referencial pela credibilidade gerada por uma postura ética e profissional e pela eficácia no Complexo de Abastecimento Alimentar do Estado através do perfeito sincronismo dos recursos disponíveis, tendo como meta principal a melhoria na prestação dos serviços que lhe são pertinentes, conciliando a necessidade de atendimento das demandas político-sociais e de viabilidade econômico financeira, para assegurar a manutenção de uma atualizada estrutura de comercialização de produtos agrícolas e assim atender as intervenções governamentais, sempre que chamada a intervir na Política de Abastecimento.