Horário da CEASA - Domingo/Segunda: início à meia-noite do domingo às 18h da segunda-feira | Terça à Sexta: das 03h às 18h | Sábados: das 03h às 12h   Feira de Orgânicos - Toda Quarta, das 05h às 10h   Feira de Flores - Terças/Quintas/Sábados das 05h às 07h
CEASA-PE > Programas > Programa contra o desperdício de alimentos
 
 
PROGRAMA CONTRA O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS
 

Objetivos

Os grandes vilões do desperdício são o manuseio, o transporte e a embalagem. Acondicionar produtos em embalagens adequadas, fazer o transporte e manuseio de acordo com algumas normas básicas são fundamentais para evitar perdas, garantir a boa qualidade, e conseqüentemente, maior lucro.

Em alguns casos, certos produtos são "forçados" a entrar nas caixas. O procedimento é justificado pelos produtores como sendo uma maneira de impedir que a mercadoria fique solta dentro da embalagem evitando que durante o transporte o produto tenha atrito com a caixa. Este procedimento é responsável por boa parte das perdas, que em alguns casos podem chegar a 40%, da colheita à mesa do consumidor. Embalagens padronizadas e adequadas a cada produto minimizam esse problema.

A CEASA/PE vem orientando agricultores, permissionários e o público consumidor para o embalamento adequado dos produtos, seu manuseio econômico e uma melhor utilização de alimentos no ambiente doméstico. Atualmente, 96% dos produtos comercializados nas Ceasas já estão acondicionados em embalagens que atendem às exigências da lei. A padronização das embalagens beneficia os produtores, porque sabem exatamente a quantidade e o tamanho das embalagens e caixas que devem usar para sua produção. No caso dos permissionários a padronização propicia que recebam um produto cuja variação de peso é mínima e controlada, além de utilizar menos espaço para o armazenamento. Ao público consumidor o programa se volta para um ciclo de atividades e campanhas educativas, que compreende reuniões na capital e no Interior, voltadas para o reaproveitamento de alimentos e dicas de alimentação alternativa para o período de entressafra.

DICAS PARA EVITAR O DESPERDÍCIO

Confira, todo dia, neste Portal da CEASA/PE, as melhores dicas contra o desperdício e o reaproveitamento de alimentos. Ao todo, são quase quatro mil pesquisadas para o conforto da dona de casa e para a economia popular.

 

    • Parcerias :
    • Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco - CEASA/PE - O.S.
      BR 101 Sul, Km 70, Nº 550 - Curado, Recife/PE: 50790-640
      Fone: (81)3035-8000 - Fax:(81)3035-8010 - CNPJ: 06.035.073/0001-03 - Insc Est: 03.08753-07

Topo